SINDSERVDB DESTACA !!!

Data Base aprovada por unanimidade em segunda votação pela Câmara de Vereadores !!!

Data Base aprovada por unanimidade em segunda votação na câmara de vereadores hoje.                         Um dos compromissos de Camp...

15 de set. de 2011

Dia do Professor...

ESTÁ CHEGANDO O DIA... MAS...
...TODO DIA É DIA DO PROFESSOR!
A data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
O que nós “Profissionais da Educação” temos para comemorar no dia 15 de outubro?
Sabemos que a educação é a base de uma nação, pois sem ela não teríamos médicos, engenheiros, advogados, dentistas etc. Desde a época de D. Pedro que se falava da democratização da Educação. Decretos foram baixados, leis foram criadas, ideias foram debatidas, mas a educação ainda continua alienada pelos ideais políticos da elite dominante.
Comemorar o quê? Se nós Professores ainda temos um dos piores salários dentre a Classe dos Trabalhadores; se as Leis existentes, muitas vezes não são respeitadas; se nossa voz é censurada em detrimento dos interesses de quem nos governa. Que “País” é esse? Dizem que é o “País do futuro”. Mas desde o século XIX vem dizendo isto... Que futuro demorado Brasil!
E assim segue nosso País, nosso Estado, nossa Cidade... DOM BASÍLIO!
A forma como o “Gestor Municipal” vem tratando os Funcionários Públicos de nossa cidade é uma vergonha. Há mais de 3 (três) anos que não sabemos o que é uma reposição salarial. O seu primeiro “Cartão de Visitas” na época (2009) que assumiu a Prefeitura foi a redução do salário dos Servidores. Um ato de desrespeito, pouco caso e deboche com todos os servidores... Estes sim, verdadeiros trabalhadores... Mas, vamos falar um pouco sobre O Plano de Carreira, Cargos, Remuneração dos Profissionais de Educação do Município de Dom Basílio – Lei municipal N° 384/ 2009 de 29 de dezembro de 2009.
O Ministério da educação diz que “Para a Educação Melhorar Todos Devem Participar”. Porém, o que vem acontecendo em Dom Basílio é uma inversão. Os Conselhos Municipais não funcionam, o que impede a participação, fiscalização e controle do uso das verbas da Educação. O Plano de Carreira (2009) dos Professores foi feito na calada da noite, sem se quer ouvir a opinião dos Docentes, maiores interessados. A Câmara de Vereadores, mesmo assim, aprovou o “Projeto de Lei”, sobre a indignação de alguns profissionais.
Vamos especificar alguns exemplos de abuso e desrespeito, dentre tantos outros existentes.
Na época o Projeto de Lei N° 05/ 2009 dizia em seu Art.10, parágrafo 1°, que os Profissionais da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental teriam acrescido à Carga Horária normal mais 05 (cinco) horas destinadas à hora-atividade. No entanto não havia nenhum artigo tratando sobre qual seria a gratificação em termos percentuais pelas 05 (cinco) horas a mais de Atividade Complementar. Sem espaço para o diálogo, o parágrafo 1°, do Art. 10 foi alterado pela emenda ao Projeto, em 05/12/2009, em que os Profissionais da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental continuaram com a carga horária normal (20 horas).
Nós, Profissionais da Educação, queríamos sim o acréscimo de mais 05 horas, desde que tivesse o percentual a ser pago garantido por Lei e que fosse proporcional e compatível com a dignidade e importância da profissão.
Algumas perguntas podem ser feitas, pois perguntar não ofende.
·         Será que os verdadeiros interessados pela aprovação deste “Plano” agiram de má fé ou não perceberam o equívoco?
·         Se o Projeto fosse aprovado com a redação do Art.10, o Gestor Municipal não teria compromisso nenhum com o valor a ser pago pela hora-atividade, uma vez que não estava previsto em Lei. Certo?
·         O parágrafo 1°, do Art. 10 sendo alterado pela emenda ao Projeto de Lei faz com que os professores do Ensino Fundamental continuem com carga horária normal de 20 horas. Péssimo para os professores... Mas o gestor não tem a obrigação de pagar pela hora-atividade. Correto?
·         Se estivessem tão a fim de valorizar os professores, teriam dialogado com a classe sobre o percentual a ser pago. Fizeram? Não!
O principal prejudicado com tudo isso são os alunos, que deixam de ter aulas com melhores planejamentos. Como sabemos “PLANEJAR É PRECISO”, mas é preciso que esse espaço seja reservado aos Docentes, com uma forma clara de valorização pelos serviços prestados.
Ah! Esqueça! Como diz o ditado “águas passadas não movem moinhos”. Que todos tenham um Feliz Ano Novo... Dois Mil e Doze já vêm chegando companheiro(a). Veja! O Dia dos Professores está Próximo, vai um presentinho aí. Puxa! Quem ficou com o presentão?
Veja outro exemplo de desrespeito à Lei... (EM BREVE SERÁ POSTADO O NOVO TEXTO)

Sindicato dos Servidores e Servidoras Públicos Municipais de Dom Basílio  SINDSERVDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário