Vários
servidores do Município de Dom Basílio procuraram o SINDSERVDB buscando auxílio
para resolver questões referentes às suas contribuições previdenciárias que não
foram repassadas pelo Município ao INSS, pois em seus cadastros (CNIS) somente
constavam registros de repasse até início de 2012.
Tal
fato influencia diretamente na contagem do tempo de serviço do servidor,
sobretudo para sua futura aposentadoria, pois somente serão computados os meses
que comprovadamente constem como recolhidos/trabalhados.
A
situação é revestida de gravidade porque foram descontados valores dos
contracheques dos servidores sem o devido repasse à previdência social, o que,
em tese, pode configurar o crime de apropriação indébita previdenciária, se
ficar comprovado que o ente público deduziu os valores dos servidores e não
repassou à autarquia federal.
O
Código Penal assim estabelece:
“Art. 168-A. Deixar de repassar à previdência
social as contribuições recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou
convencional:
Pena
- reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.”
O SINDSERVDB está orientando os servidores a levar
documentos comprobatórios do tempo de serviço, inclusive declaração da própria
prefeitura, para que sejam adotadas as medidas necessárias junto ao INSS para
regularização da situação. Contudo, mesmo regularizado o período de labor,
ainda permanece o dever do Município em repassar os valores referentes às
contribuições previdenciárias.
Os resultados já estão sendo satisfatórios,
porquanto já há indicativo de regularização dos servidores que estavam com
problemas similares e foram orientados pelo SINDSERVDB, que atuou diretamente
para sanar o problema.
O servidor que se sentir prejudicado pode procurar
o SINDSERVDB para agendar atendimento com o assessor jurídico, que indicará o
rol de documentos necessários para regularização.
SINDSERVDB - Lutar para Conquistar !!!!
SINDSERVDB - Lutar para Conquistar !!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário