SINDSERVDB DESTACA !!!

Data Base aprovada por unanimidade em segunda votação pela Câmara de Vereadores !!!

Data Base aprovada por unanimidade em segunda votação na câmara de vereadores hoje.                         Um dos compromissos de Camp...

26 de fev. de 2016

AS INCONGRUÊNCIAS POLÍTICAS EM DOM BASÍLIO.



Minha liberdade é escrever. A palavra é o meu domínio sobre o mundo.  Clarice Lispector.


A Educação Básica de qualidade é um direito assegurado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, conforme dispõe o capítulo III, art. 205 “a educação no Brasil é direito de todos e dever do Estado e da família, promovida e incentivada com a colaboração da sociedade. Deve visar o pleno desenvolvimento pessoal, exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. ” Infelizmente, muitas pessoas desconhecem as leis que regem nosso país e, quando as conhecem “interpretam a partir de onde os pés pisam”. Leonardo Boff tem razão, “cada um lê com os olhos que tem”, por isso criam suas próprias leis embasadas no egoísmo e no sentimento de desforra.

É valido salientar que o panorama dos ditos poderosos não é estável, conforme assevera o teólogo acima. Hoje de sapato, amanhã de chinelo. Hoje sem lente, amanhã com óculos. Embevecidos pelo poder e fechados em seus mundos os pseudosoberanos esquecem a rua da infância, a professora do primário, o trajeto da escola, a merenda escolar.  “Na marcha do mundo capitalista”, onde as leis não bastam, assistimos à educação escorregar pelo ralo. Transpondo as linhas deste texto para nossa realidade, já que não temos a pretensão de ser tão abrangente, mas, esmiuçar algumas demandas no que concerne à Secretaria Municipal de Educação de Dom Basílio. A postura desta repartição pública tem provocado indignação nos profissionais de educação.

No momento hodierno, nem um pano de fundo foi usado para justificar as ações infundadas desta Secretaria. A história da carochinha não nos convence mais: todos já perceberam que a princesa se tornou uma bruxa e o sapo continua sapo.

Atualmente as manobras políticas não logram muito êxito. Os representantes da gestão perceberam que os cidadãos dombasilienses já sabem que a crise não poderia ter sido descarregada apenas por estas terras. Além disso, compreenderam que as informações se propagam de diversas maneiras, e a transparência das contas públicas chega em nossas mãos pelo um simples toque de dedo.

Sem saber o que fazer para perseguir ainda mais os profissionais da educação, sem argumentos em suas falácias, esta secretaria resolveu criar uma lei, ou melhor, burlar o resultado de uma luta coletiva, cujo objetivo está descrito no capítulo III da Constituição Federal no qual dispõe sobre a importância da “valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas;”.

Enquanto em Jacaraci, município baiano, os professores iniciaram o ano letivo motivados e eufóricos com a concessão de um aumento salarial de 11,36%, acompanhando o reajuste do Piso Salarial Nacional e a redução de jornada de trabalho; aqui em Dom Basílio ocorre justamente ao contrário, especificamente, no que se refere ao segundo ponto.  De forma irresponsável, atitude como essa ligada à Secretaria de Educação compromete com todo o ciclo letivo. Aumentar a jornada de trabalho, exceder o número de alunos em sala do Fundamental I, já que o previsto em lei é no máximo 24 - eles compuseram com 30 -, são ações que merecem repúdio de toda a população. Diante dessa postura adotada por esse setor, torna-se cada vai mais distantes alcançar as metas no IDEB - Índice de Desenvolvimento de Educação Básica, pois a tendência dos melhores profissionais é migrar para outros setores, outros municípios que investem na educação.

E assim, os “retirantes” não precisam ir muito longe, pois logo ali, em Jacaraci, vão encontrar propostas que condizem para o desenvolvimento da educação e, consequentemente, da pessoa humana. Todavia, se mesmo assim não estiverem satisfeitos podem migrar para Licínio de Almeida, cidade com pouco mais de 12 mil habitantes e com a economia e o número habitacional semelhante de Dom Basílio. Porém, a realidade educacional separa-as em dois mundos: De um lado, a valorização dos professores que permitem colocar o município em primeiro lugar na Bahia no IDEB; do outro, a desvalorização dos docentes que contribuem para o aniquilamento da educação.

Na verdade, desejamos a permanência desses profissionais aqui, fazendo de Dom Basílio uma Licínio de Almeida, uma Jacaraci, uma cidade qualquer no interior da Bahia, no Nordeste, no país, onde o respeito à Constituição, à LDB, às leis municipais são os pilares que regem o sistema educacional. Desejamos que os professores perseguidos por essas ações maquiavélicas sejam apenas retirantes deste meio ilícito e desumano. Desejamos mais do que isso, que “a falsificação das palavras pingando nos jornais”, possa dissolver em tintas de veracidade.

Ensinar é, enfim, enfrentar o desafio de lidar com gente, isto é, com criaturas tão imprevisíveis e diferentes quanto semelhantes, ao longo de uma existência inscrita na teia das relações humanas, neste mundo complexo. Educar é dizer não, para as imposições dos falsos poderosos; educar é questionar as mazelas políticas que atrofiam a aprendizagem. Educar é viver os versos de Drummond: “Calo-me, espero, decifro. /As coisas talvez melhorem. /São tão fortes as coisas! /Mas eu não sou as coisas e me revolto. ” Não somos coisas, objetos, números... revoltem-se!

Sindservdb, lutar para conquistar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário