Encontrar o
valor de "x" nem sempre é tarefa fácil. Por mais que existam fórmulas
específicas para resolver as equações, o cálculo nem sempre é possível de ser
feito, pois os valores, em alguns casos, não estão claros e isso acaba por
tornar o resultado da equação obscura.
A
matemática faz parte do nosso cotidiano, usada nas mais diversas situações,
como por exemplo, para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
– IDEB. A forma geral do Ideb é dada por: IDEBji =Nji Pji; em que, i = ano do
exame ( Saeb e prova Brasil) e do Censo Escolar; N ji = média da proficiência
em Língua Portuguesa e Matemática, padronizada para um indicador de 0 e 10, dos
alunos da unidade j, obtida em determinada edição do exame realizado ao final
da etapa de ensino; P ji = indicador de rendimento baseado na taxa de aprovação
da etapa de ensino dos alunos na unidade.
A fórmula
pode parecer difícil e confusa, mas é eficaz para alcançar um índice que define
o nível de desenvolvimento educacional de um país, estado e/ou município.
Contudo, se observarmos os resultados do Ideb de alguns municípios brasileiros,
poderemos perceber que não se chegou ao valor do asterisco, ou melhor, de x, algo
contribuiu para que o resultado não fosse alcançado.
O leitor
atento já deve ter percebido que essa equação exposta aqui objetiva
explanar sobre o último resultado do Ideb do município de Dom Basílio. Ao invés
de encontramos uma nota satisfatória condizentes com as metas planejadas pelo
governo Federal, ao se consultar o índice de desenvolvimento da educação básica
de Dom Basílio, encontra-se lacunas neste espaço e a explicação de que o valor
não pôde ser calculado. Surgem, assim, os questionamentos: Se existe uma
fórmula clara, por que não foi possível calcular? Quais valores faltaram ou não
foram suficientes para a realização do cálculo?
Logicamente,
tais indagações devem ser respondidas pela Secretaria Municipal de Educação. O estranho,
a nosso ver, que não existe nem uma nota explicativa da referida secretaria pontuando
os motivos dessa equação mal resolvida. Por isso, o Sindservdb em sua função
social, comprometido com a classe de servidores e com a educação do município
questiona, neste texto, os motivos pelos quais os alunos dos anos finais 5º
ano/ 4ª série; 9º ano/ 8ª série estão sem média na prova Brasil 2015. Qual
explicação da Secretária Municipal de Educação para isso? Onde foi o
erro na fórmula esboçada neste texto? Existe alguma relação com o censo
escolar? E por falar em censo já houve uma nota oficial desta Secretaria
explicando para população sobre o ocorrido? Qual justificativa os gestores
utilizam para crise financeira na educação? Aquela velha história de que o país
está em crise? Como podemos avaliar a educação de Dom Basílio, hoje, sem a nota
do Ideb? Afinal, esse índice também é importante por ser condutor de políticas
públicas em prol da qualidade da educação. Ou a qualidade não importa?
Enfim, são
muitos pontos que nos provocam estranhamento, principalmente, pelo
descaso com a comunidade. Não há nenhum esclarecimento, sobre os inúmeros
equívocos deste governo municipal que tanto prega uma educação de qualidade,
mas que na prática tem investido muito pouco.
É sabido
que através do Ideb a população pode monitorar a qualidade da educação por meio
de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de
melhorias. Já que não termos nenhum resultado, a sociedade sente as dores
de parto e vai se distanciando de descobrir o valor de x porque não é
interessante para aqueles que assumem os tronos.
Por fim,
nos arriscamos em dizer que tudo isso está atrelado à falta de compromisso
daqueles que assumem cargos públicos visando apenas o seu crescimento
financeiro e esquece-se da função que exige a cadeira ocupada. Um governo
que persegue os profissionais da educação, que não investe em aperfeiçoamento,
que não dá suporte pedagógico, que permite profissionais sem qualificação de
lecionar, que, claramente, desmerece o trabalho do professor, dizendo que esse
profissional não tem moral para cobrar direitos, pois não cumpre os deveres. Essa
atitude parece está arraigada na maneira de fazer educação em Dom Basílio,
contudo, precisa ser combatida, embora, alguns teimam em querer prosseguir.
SINDSERVDB, LUTAR PARA CONQUISTAR !!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário