SINDSERVDB DESTACA !!!

Data Base aprovada por unanimidade em segunda votação pela Câmara de Vereadores !!!

Data Base aprovada por unanimidade em segunda votação na câmara de vereadores hoje.                         Um dos compromissos de Camp...

20 de set. de 2016

As incógnitas na educação de Dom Basílio.




Encontrar o valor de "x" nem sempre é tarefa fácil. Por mais que existam fórmulas específicas para resolver as equações, o cálculo nem sempre é possível de ser feito, pois os valores, em alguns casos, não estão claros e isso acaba por tornar o resultado da equação obscura.

A matemática faz parte do nosso cotidiano, usada nas mais diversas situações, como por exemplo, para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. A forma geral do Ideb é dada por: IDEBji =Nji Pji; em que, i = ano do exame ( Saeb e prova Brasil) e do Censo Escolar; N ji = média da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, padronizada para um indicador de 0 e 10, dos alunos da unidade j, obtida em determinada edição do exame realizado ao final da etapa de ensino; P ji = indicador de rendimento baseado na taxa de aprovação da etapa de ensino dos alunos na unidade.

A fórmula pode parecer difícil e confusa, mas é eficaz para alcançar um índice que define o nível de desenvolvimento educacional de um país, estado e/ou município. Contudo, se observarmos os resultados do Ideb de alguns municípios brasileiros, poderemos perceber que não se chegou ao valor do asterisco, ou melhor, de x, algo contribuiu para que o resultado não fosse alcançado.

O leitor atento já deve ter percebido que essa equação  exposta aqui objetiva explanar sobre o último resultado do Ideb do município de Dom Basílio. Ao invés de encontramos uma nota satisfatória condizentes com as metas planejadas pelo governo Federal, ao se consultar o índice de desenvolvimento da educação básica de Dom Basílio, encontra-se lacunas neste espaço e a explicação de que o valor não pôde ser calculado. Surgem, assim, os questionamentos: Se existe uma fórmula clara, por que não foi possível calcular? Quais valores faltaram ou não foram suficientes para a realização do cálculo?

Logicamente, tais indagações devem ser respondidas pela Secretaria Municipal de Educação. O estranho, a nosso ver, que não existe nem uma nota explicativa da referida secretaria pontuando os motivos dessa equação mal resolvida. Por isso, o Sindservdb em sua função social, comprometido com a classe de servidores e com a educação do município questiona, neste texto, os motivos pelos quais os alunos dos anos finais 5º ano/ 4ª série; 9º ano/ 8ª série estão sem média na prova Brasil 2015. Qual explicação da Secretária Municipal de Educação  para isso? Onde foi o erro  na fórmula esboçada neste texto? Existe alguma relação com o censo escolar? E por falar em censo já houve uma nota oficial desta Secretaria explicando para população sobre o ocorrido? Qual justificativa os gestores utilizam para crise financeira na educação? Aquela velha história de que o país está em crise? Como podemos avaliar a educação de Dom Basílio, hoje, sem a nota do Ideb? Afinal, esse índice também é importante por ser condutor de políticas públicas em prol da qualidade da educação. Ou a qualidade não importa?

Enfim, são muitos pontos que  nos provocam estranhamento, principalmente, pelo descaso com a comunidade. Não há nenhum esclarecimento, sobre os inúmeros equívocos deste governo municipal que tanto prega uma educação de qualidade, mas que na prática tem investido muito pouco.
É sabido que através do Ideb a população pode monitorar a qualidade da educação por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Já que não termos nenhum resultado,  a sociedade sente as dores de parto e vai se distanciando de descobrir o valor de x porque não é interessante para aqueles que assumem os tronos.

Por fim, nos arriscamos em dizer que tudo isso está atrelado à falta de compromisso daqueles que assumem cargos públicos visando apenas o seu crescimento financeiro e esquece-se da função que exige  a cadeira ocupada. Um governo que persegue os profissionais da educação, que não investe em aperfeiçoamento, que não dá suporte pedagógico, que permite profissionais sem qualificação de lecionar, que, claramente, desmerece o trabalho do professor, dizendo que esse profissional não tem moral para cobrar direitos, pois não cumpre os deveres. Essa atitude parece está arraigada na maneira de fazer educação em Dom Basílio, contudo, precisa ser combatida, embora, alguns teimam em querer prosseguir.

SINDSERVDB, LUTAR PARA CONQUISTAR !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário