Muitos servidores não receberam os seus vencimento do mês de dezembro e podem não recebê-los pelos próximos 30 dias.
A explicação é que a contabilidade ÁGIL de Vitória da Conquista (responsável pela gestão anterior) não entregou ainda o relatório de Restos a Pagar para a contabilidade CONSOL (responsável pela nova gestão).
Buscamos junto com o Prefeito Roberval e sua equipe todas as explicações possíveis e os caminhos para encontrar uma solução o mais rápido possível, mas esbarramos na ausência de compromisso dos antigos gestores e contabilidade, que pode ainda protelar por mais 30 dias a apresentação dos documentos legais a nova gestão.
Os repasses do governo federal para as contas da saúde ocorreram normalmente no mês de dezembro, mas o saldo nestas contas é irrisório. Nem o Banco do Brasil, nem o Banco do Bradesco sabem explicar se há ou não recursos para efetivar o pagamento dos salários em atraso.
É fato também que alguns servidores próximos e coniventes com a gestão passada receberam normalmente seus vencimentos, subsídios e salários.
Importante retratar que os responsáveis diretos pelo pagamento dos salários também o receberam:
1 - João Dias Pereira - Prefeito - Subsídio Bruto R$ 13.000,00
2 - Sônia Silva Caires Pereira - Secretária de Finanças - Vencimento Bruto R$ 3.200,00
3 - Rebeca Katarine Teixeira Tanajura - Secretária de Governo - Vencimento Bruto R$ 3.200,00
4 - Maria do Rosário Pereira dos Santos - Tesoureira - Vencimento Bruto R$ 3.200,00.
Some-se a estes os valores pagos a assessoria jurídica e contábil da gestão anterior, que com certeza não saíram de Dom Basílio com "Restos a Receber".
O novo jurídico da prefeitura como primeira atitude publicou o estado de emergência financeira (Decreto acima) e o Prefeito Roberval assumiu o compromisso de auditar os exercícios financeiros do governo anterior.
A contabilidade Ágil de Vitória da Conquista tinha assumido o compromisso de apresentação dos relatórios até o dia de ontem (10/01/2017) o que não ocorreu. Tentamos contato com o seu Representante em Dom Basílio, Sr. Murilo, sem sucesso.
O SINDSERVDB está a partir de agora tomando as medidas legais contra o ex-prefeito João Careca e todos os demais responsáveis.
Nossa análise é de que o pagamento poeria ter sido efetuado em 30/12/2016, pois o dinheiro estava disponível, de modo a não comprometer as famílias de servidores em sues compromissos financeiros.
Mas foi feito por pessoas sem escrúpulos e de caráter duvidoso, colocando ainda mais em risco a sustentabilidade social de Dom Basílio.
Os servidores não ficarão calados e somente assistindo a mais este atentado contra a classe, com a conivência e anuência de muitos munícipes que desprestigiam qualquer nível de responsabilidade com o setor público.
SINDSERVDB, Lutar para Conquistar !!!


Nenhum comentário:
Postar um comentário