O SINDSERVDB acompanhou a sessão
da câmara de vereadores de Dom Basílio, de ontem (01/12/2016), que julgou as
contas do atual gestor municipal, Sr. João Pereira Dias, referentes ao
exercício de 2014. Amordaçada pelo regimento interno daquela instituição, a
população assistia, em silêncio, à votação (Primeira de Duas) que culminou com
o resultado de 5 votos pela rejeição e 4 a favor da aprovação (Para a rejeição
são necessários 6 votos). Embora tímido, o público presente foi testemunha
ocular de uma vergonhosa atuação de alguns legisladores que se mostraram
coniventes com os erros na aplicação dos recursos públicos, notoriamente
observados nas contas do executivo municipal.
Parece incoerente, mas na casa do
povo, o próprio dono não pode se manifestar em nome da ordem. Que ordem? Essa
indagação talvez seja feita por muitos, pois o que se percebe em Dom Basílio é
uma grande desordem aprovada por aqueles que têm por obrigação fiscalizar,
representar os interesses da coletividade, mas, que optam em se manter com os
bolsos cheios de arrogâncias e as mãos sujas de omissão.
Para evitar que o texto fique
extenso, as discussões que ocorreram durante a apreciação das contas não serão
detalhadas aqui, mas o leitor/cidadão atento pode solicitar à câmara municipal
a ata da sessão.
O que merece destaque é o
inescrupuloso jogo político de nosso município, os acordos construídos visando
os interesses pessoais. Os dombasilienses já perceberam como é formada a visão
de "situação", "oposição"... Visão retrógrada, pérfida,
raquítica. Embora o voto dos vereadores tenha sido secreto, algumas vozes
podiam ser percebidas e tornavam-se ensurdecedoras: "Eles roubaram, mas eu
fui beneficiado" ""Ninguém vai morrer por uns milhões
desviados" "meu voto é político", "meu voto é a favor do
meu partido"....
Se tais comentários parecem
assustadores para alguns, para outros estão conforme a normalidade, condizentes
com o jeito de fazer política em Dom Basílio. Se a corrupção na política já
está arraigada na cultura dombasiliense, um quarteto não tão fantástico da
política local vale-se disso para se manterem omissos, resignados e cúmplices
dos desmandos do executivo. Ações como essa deixam a entender que roubar faz
parte do jogo, que desviar recursos públicos não causa nenhum dano a sociedade.
O SINDSERVDB acredita na capacidade de mudança do ser humano por isso aproveita
o ensejo para solicitar dos legisladores que honrem os votos daqueles que os
elegeram, que se redimam votando favorável a reprovação das contas. Não podemos
deixar que gestores desonestos se esbaldem com o dinheiro público, enquanto o
povo sofre com a deficiência na educação e na saúde. Caros vereadores, não
sejam cúmplices dessa gestão catastrófica.
SINDSERVDB, lutar para
conquistar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário